A geração de leads qualificados é um componente essencial para o sucesso de qualquer franquia. Esses leads representam potenciais franqueados interessados e comprometidos, que estão mais propensos a se tornar parte da sua rede e contribuir para o crescimento do seu negócio. No entanto, a obtenção desses leads não é uma tarefa simples.
Neste guia, exploraremos as estratégias e táticas fundamentais para atrair e qualificar leads de alta qualidade para a sua franquia. Vamos mergulhar fundo na jornada do lead, desde o primeiro ponto de contato até a conversão em um franqueado, e examinar como você pode otimizar cada etapa desse processo.
Passo 1
Poucos leads, porém qualificados ou Volume maior de Leads?
Receber 100 leads por dia ou receber 1 lead qualificado por semana?
E a resposta é aquela conhecida: DEPENDE!!
Alguns fatores essenciais para entender qual o cenário melhor para tomar a decisão:
- Número de consultores para receber os leads
- Meta de vendas
- Orçamento disponível
- Processo comercial – ligação, mensagem automática, e-mail automático.
Se tiver por exemplo, apenas um consultor, provavelmente ele não conseguirá atender com excelência 50 leads por dia, e esses leads vão se acumulando, e ele perderá o controle do atendimento, demorando para chamar e entrar em contato, e consequentemente quem “paga as contas” é a franqueadora.
Agora invertendo o cenário: se tiver um time de 5 consultores, e as campanhas gerarem apenas 10 leads por dia, cada um receberá 2 leads por dia em média, e com isso, os consultores ficarão OCIOSOS e pouca base para trabalhar. E o custo operacional para manter o time, investimento em campanha, entre outros, acaba sendo muito alto.
Tem uma meta agressiva de vendas mensal, mais de um consultor e um bom orçamento para tráfego pago?
- Então para conseguir gerar uma base boa de leads para curto, médio e longo prazo, é necessário receber uma boa quantidade de leads por dia, para que todos consultores tenham um base para trabalhar e nutrir, e consequentemente ter vendas recorrentes.
Meta baixa ou média, um consultor e um orçamento razoável?
- Pode-se focar em estratégias mais específicas, sem necessariamente ter um volume alto de leads por dia. A ideia é o consultor conseguir atender com qualidade cada lead, ser algo mais humanizado e focar mais na venda consultiva.
Passo 2
Como fazer para ter leads qualificados para minha franqueadora?
Parece ser um bicho de sete cabeças, mas não é…
Em primeiro lugar, é muito importante ter definido algumas questões:
- Plano de expansão (estado, cidade).
- Persona (entender os diferentes tipos de perfis que fazem sentido para seu negócio).
- Diferenciais do negócio.
- Estudar o posicionamento e ações da concorrência.
- Landing page otimizada.
- Um bom CRM.
- Ferramenta de marketing para nutrição dos leads.
- Processo comercial estudado e definido.
Bastante coisa né? Mas isso é apenas o BÁSICO.
Aqui na Routeup sempre analisamos tudo isso, para alcançarmos os melhores resultados, no menor tempo possível.
Toda franqueadora que entra para realizar a captação de leads, sempre perguntamos: Qual o plano de expansão da sua marca, onde você quer focar primeiro, ou melhor, onde é mais importante sua marca entrar primeiro? Dessa forma, conseguimos potencializar seu investimento em regiões focos, ao invés de PULVERIZAR o seu orçamento em regiões que talvez não faça sentido.
Passo 3
Depois disso, vem a Análise de Persona. Na maioria das vezes, nem a própria franqueadora tem clareza de qual é a persona ideal para iniciar a captação de leads.
- Quem busca pelo seu negócio? É alguém que quer empreender pela primeira vez, ou já é algum empresário que busca diversificar investimento?
- Qual é o perfil comportamental que essa pessoa tem que ter?
- O que move e motiva essa pessoa?
- Com base no que essa pessoa toma decisão?
- Entre diversas outras perguntas.
Passo 4
Depois de olhar pra dentro de casa, agora é o momento de analisarmos o mercado e concorrência.
Como eles estão se posicionando no digital, offline, entre outros? É importante sua franqueadora se posicionar, fortalecer o nome da marca, para agregar cada vez mais, facilitando o fechamento de novas unidades. Além disso, é estudar as “fraquezas” da concorrência e desenvolver estratégias para sobressair sobre elas. Saber quais são as fraquezas da sua marca é essencial, para buscar maneiras de solucionar ou contornar essa situação.
Até então, estamos apenas na teoria… Vamos começar a ir para a prática.
Passo 5
Um dos pontos mais importantes agora, vai ser a Landing Page (página de pouso) do usuário. Após impactarmos essa pessoa nas redes sociais, ele vai ser direcionado para algum lugar, que normalmente é a landing page, e ela precisa ser um local “adequado” para receber e reter o usuário interessado.
A landing page ideal, precisa:
- Ser otimizada para mobile, pois mais de 80% de todos os acessos hoje são através dos celulares.
- Ter carregamento rápido, de no máximo 5 segundos.
- Transmitir a mensagem rápida para reter o usuário. Não pode ter muito texto.
- O ideal é ter apenas um ponto de contato, para não perder o controle da entrada. Exemplo: ter um formulário, um botão de whatsapp, instagram, e outras redes sociais. Sempre recomendamos utilizar apenas um formulário na página inicial, e esse formulário ser integrado com algum CRM.
- Seguindo a dica anterior, é super importante ter um bom CRM, para receber os leads e sempre estar alimentando o CRM com informações sobre perfil e estágio do LEAD.
- Junto do CRM, é extremamente uma ferramenta de marketing, para nutrir os leads através de email marketing por exemplo. Excelente para realizar ações específicas, para recuperar leads esquecidos e antigos.